Santarém terá reforma e aparelhamento do Centro de Informações Ambientais

Belém, 03/10/13 – Começa a ser analisado, neste mês, o projeto de Reforma e Aparelhamento Tecnológico do Centro Municipal de Informações Ambientais (Ciam), elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), entregue à empresa Cargill Agrícola S/A, em setembro. O projeto é resultado de discussões entre a Sema, a Prefeitura de Santarém e a empresa para fazer parte do Plano de Medidas Compensatórias do Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) da Cargill Agrícola S/A, que tem projetos de licenciamento no órgão.

O Ciam, que receberá reforma e aparelhamento, foi criado para construir o Banco de Dados Georreferenciados de Santarém, que vai organizar os indicadores ambientais, elaborar e detalhar o Zoneamento Ecológico Econômico, implantar um Laboratório de Sensoriamento Remoto devidamente equipado, desenvolver a Educação Ambiental, fazer o levantamento da situação ambiental quanto ao meio físico, biótico e socioeconômico, fiscalizar, gerar e atualizar mapas temáticos do município (fundiário, uso da terra, atividades produtivas, florestal, urbanístico, áreas protegidas, etc) e fortalecer os instrumentos de planejamento ambiental.

Em parceria com a Sema, via Coordenadoria de Ordenamento Ambiental, o Ciam terá a responsabilidade de fazer a Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), executar o Monitoramento e Controle do Desmatamento e promover a integração do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) com o Sistema Municipal para fins de acompanhamento dos processos e das atividades licenciadas pela Sema e futuramente pela Semma de Santarém. Foi reforçado, também, o apoio que este Centro irá fornecer nas ações de Ordenamento Ambiental nos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra.

O Planejamento Ambiental vai fortalecer as funções do Centro no sentido de contribuir para a implantação de novos modelos produtivos e arranjos institucionais a partir da parceria entre a Sema, Semma e a empresa Cargill nesse processo de melhorar a gestão ambiental mediante o aparelhamento tecnológico do Ciam.