Sema participa do I Fórum de Gestão Ambiental em Saúde da América Latina

Belém, 23/09/13 – Promover o conhecimento e a evolução da gestão ambiental em saúde no Brasil foi o principal propósito do I Fórum de Gestão Ambiental em Saúde, realizado na última quinta e sexta-feira, 19 e 20, pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (Indsh), com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Com o tema “Recurso Água”, o Fórum contou com palestras de licenciamento em instituições hospitalares, ministrada por um representante da Sema; saneamento ambiental; profissionais de sustentabilidade em saúde; gestão ambiental em saúde; política nacional de resíduos sólidos; inventário de gases de efeito estufa na saúde; gestão ambiental em instituições hospitalares; entre outros.

O titular da Sema, José Alberto da Silva Colares, estava presente e destacou a dificuldade de gestão ambiental numa região de fronteira, com riquezas naturais e muita carência. “Temos que conciliar interesses imediatos de lucros e da defesa da vida”, explicou, ressaltando a busca constante pela qualidade de vida. Para isso, julgou necessária a mudança de cultura, de comportamento, assegurando o exercício da atividade da saúde com ações preventivas. Ele afirmou, ainda, a necessidade de capacitação técnica para avaliação ambiental das unidades hospitalares, desde a sua construção até o desenvolvimento das atividades.

De forma abrangente, diversos assuntos relacionados ao meio ambiente foram debatidos no Fórum, como a questão da coleta, destinação do lixo hospitalar ou doméstico, entre outros, considerando que o meio ambiente tem uma relação íntima com a saúde ou doença.

Ascom Sema com informações da assessoria do Indsh

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará