Segundo módulo de avaliação socioambiental é aplicado nas Flotas da Calha Norte

IMG_1484 IMG_1557 IMG_1548

 

Belém, 04/09/13 – O II módulo do Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidade de Conservação (Sisuc), ferramenta metodológica de avaliação e monitoramento estratégico para apoiar trabalhos de gestão, foi aplicado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) durante as reuniões dos Conselhos Gestores das Florestas Estaduais (Flotas) de Faro, Paru e Trombetas, no final de agosto.

Com objetivo de fortalecer a atuação dos conselhos das flotas, o Sisuc também visa ampliar o controle socioambiental e incentivar a gestão participativa, direcionando as ações e possibilitando ainda a elaboração de um plano de manejo das Flotas, que são Unidades de Conservação (UCs).

“Com esta nova metodologia, sentimos que estamos no caminho certo, pois hoje podemos mostrar, a partir da avaliação dos indicadores, a verdadeira realidade dos municípios e em que a Sema, como órgão gestor, pode contribuir para a melhoria socioambiental”, avalia Fátima Reale, conselheira suplente da Flota de Trombetas.

Para Carlos Marinelli, consultor do grupo Natureza Sociedade e Conservação (NSC), que realizou o treinamento do Sisuc, “as reuniões com os conselheiros são importantes para pensarmos em como resolver os problemas que foram identificados e acompanhar as ações que foram estabelecidas. O Conselho é o grupo ideal para este monitoramento, pois conhece a realidade dos problemas socioambientais e a influência sobre a comunidade e lida com eles diretamente”, afirmou.

Segundo Joanísio Mesquita, gerente das Flotas da Calha Norte, o Sisuc é a oportunidade de ter o conselheiro como protagonista no planejamento das ações dentro da Unidade de Conservação. “Através da ferramenta, o conselheiro sai da figura de espectador e passa a orientar a gestão a partir da demanda apontada por ele, oferecendo aos conselhos o monitoramento das ações do gestor, fazendo com que eles percebam um fluxo continuado das ações realizadas”, explicou.

Em maio deste ano, em Santarém, ocorreu a aplicação do I módulo do Sisuc, onde os conselheiros das Flotas do município de Calha Norte foram capacitados para o monitoramento das atividades que serão realizadas.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará