Sema e Ufpa realizam levantamento da Mastofauna no Parque do Charapucu

Belém, (03/09/13) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA/Instituto de Ciências Biológicas), realizou, durante todo o mês de agosto, o levantamento da Mastofauna (estudo sobre os mamíferos) da única Unidade de Conservação (UC) de proteção integral pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) Marajó, o Parque Estadual Charapucu.

Na oportunidade, durante 20 dias, a equipe da UFPA levantou dados sobre diversas espécies de mamíferos, como onça pintada, veado, guaribas, marsupiais, entre outros, com destaque para um dos primatas mais ameaçados de extinção no planeta, o macaco Cairara (Cebus kaapori), segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), e que fez do Parque um dos seus últimos refúgios.

A pesquisa, coordenada pela Gerência do Parque, deverá subsidiar o Plano de Manejo e colaborar significativamente para o conhecimento da fauna da Unidade. Segundo o gerente Júlio Meyer, as informações levantadas sobre o Parque Charapucu são essenciais para a implementação de ações de conservação da biodiversidade mais eficientes.

Ascom Sema

(91) 31843341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará