Eldorado, Goianésia, Redenção, Xinguara e Tucumã recebem kits ambientais

DSC01995 DSC02013 DSC02026

Belém (03/9/13) – Os municípios de Eldorado dos Carajás, Goianésia, Redenção, Xinguara e Tucumã, que fazem parte da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), receberam nesta terça-feira, 03, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), kits ambientais para o fortalecimento da gestão municipal, que são compostos por motos, capacetes, binóculos, câmeras fotográficas e GPS, que irão apoiar as atividades de fiscalização, controle e monitoramento das localidades.

A entrega foi feita pelo titular da Sema, José Alberto Colares, aos prefeitos Divino Campos (Eldorado), João Gomes da Silva (Goianésia), Vanderlei Coimbra (Redenção); e aos representantes municipais Lincoln Carr (Tucumã) e Sara Calandrini (Xinguara).

Para Divino Campos, os equipamentos vêm para mudar a realidade ambiental em Eldorado. “Não tínhamos um veículo sequer, sendo que precisávamos fiscalizar cerâmicas e outros pequenos empreendimentos. Isso muda tudo. Poderemos fazer um trabalho de verdade”, comemorou. Outra realidade similar é a de Goianésia, que segundo explica João Silva, não tinha estrutura para o monitoramento, que deve ser feito com os veículos, GPS e câmeras. “A pasta de meio ambiente só tinha um veículo , que era emprestado pela Prefeitura, inclusive. Agora, finalmente, temos mais de um e que são próprios”, pontuou.

Para o prefeito de Redenção, o recebimento do kits marca um grande avanço para o município, que poderá agilizar processos da área ambiental. “Teremos, agora, suporte para viabilizar os processos ambientais, além de acelerar nossa transformação em Município Verde, programa do Estado”, destacou Coimbra.

Os equipamentos foram adquiridos pelo projeto Fundo Amazônia, com recursos advindos do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará