Sema e Ibama implantam sistema Agroecológico na APA de Algodoal

imaaaaaaaaaaaaaaagem

Belém, 28/08/13 – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estarão, no período de 29 de agosto à 01 de setembro, na vila de Fortalezinha, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal – Maiandeua, para realizar a implantação de sistemas agroecológicos e discutir o assunto com a comunidade local.

O objetivo da ação é utilizar técnicas agroecológicas e de plantio consorciado que contribuirão para uma nova forma de manejo agrícola que não degrada o meio ambiente, proporcionando aos comunitários um novo modelo de agricultura sustentável e nova abordagem da agricultura familiar, que integra diversos aspectos na produção de alimentos mais saudáveis e com segurança ambiental. A ação faz parte do Plano de Manejo da APA buscando a valorização das comunidades locais e terá continuidade durante todo o ano de 2013.

Em 2012, a Sema, juntamente com o Ibama, realizou a primeira fase do projeto, construindo viveiros de mudas para abrigar espécies florestais e frutíferas que receberam de doações. A previsão é que a segunda fase receba aproximadamente 500 mudas, que contribuirão para o crescimento do comércio local e a diversificação alimentar da população, além de suprir a carência de madeira para construção civil, diminuindo assim a exploração de madeira de mangue.

Ascom Sema

(91) 31843341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará