Projeto de lavra de ouro no Xingu reúne especialistas na Sema

Belém (26/8/13) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) discutiu, este mês, as questões sociais e ambientais do Projeto Volta Grande (PVG), a ser implantado no município de Senador José Porfírio, pela empresa Belo Sun Mineração Ltda. Estas questões fazem parte da análise do pedido de licenciamento ambiental do empreendimento, cujo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi protocolado no órgão em fevereiro de 2012, período em que foi iniciada a análise do projeto.

A Belo Sun Mineração Ltda. é uma subsidiária da canadense Belo Sun Mining Corporation, pertencente ao grupo Forbes & Manhattan Inc. A empresa detém autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para pesquisa mineral na região da Volta Grande do Xingu, e aguarda a emissão de licença ambiental (Licença Prévia) para dar seguimento aos estudos que permitam a implantação do projeto.

Os estudos foram apresentados pela mineradora à Sema, bem como os esclarecimentos solicitados, com o objetivo de instalar o empreendimento que está localizado a 17 km de distância da barragem principal da Hidrelétrica de Belo Monte, a 12 km da Terra Indígena (TI) Paquiçamba e a 16 km da TI Arara da Volta Grande do Xingu. Em 11 anos de exploração, o projeto da Belo Sun estima a retirada de cerca de 50 toneladas de ouro na região.

Na reunião foram discutidos os pontos principais do Projeto Volta Grande, como a questão social, os possíveis impactos ambientais a serem mitigados, o conteúdo do EIA, as áreas de influência do empreendimento, as medidas de acompanhamento e avaliação, a segurança do projeto, entre outros, com vistas à emissão da Licença Prévia, a ser submetida ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará