Sema participa do Grupo de Gestão Institucional de Desenvolvimento Regional Sustentável

Belém, 19/08/13O Grupo de Gestão Institucional de Desenvolvimento Regional Sustentável, criado para trabalhar em conjunto com os órgãos estaduais e outras instituições do Pará na promoção do desenvolvimento sustentável, realizou uma reunião para definir a criação de subgrupos, este mês. O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Colares, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de Santarém e o prefeito do município, Alexandre Von, e ainda representantes dos Bancos da Amazônia e do Brasil estiveram presentes no encontro.

Durante a reunião, houve também a criação de cinco subgrupos de trabalho, com as coordenações e instituições que os compõem e os temas a serem tratados por cada um: regularização fundiária; regularização ambiental; produção, assistência técnica e abastecimento; capacitação e formação profissional; e infraestrutura e logística.

A Sema, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os Institutos Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, irão compor o Grupo de Regularização Ambiental.

José Colares apresentou alguns números como a presença no Pará de 27 milhões de hectares (ha) de pasto, 20 milhões de cabeça de gado, 18 milhões de ha de assentamentos e que o Estado possui uma economia florestal e agricultura familiar expressiva, mas ainda existe um alto índice de pobreza. “Essas discussões abordadas pelos grupos terão bom impacto na adequação das normas, resoluções e leis, e que é de grande importância que todos possam ter o Cadastro Ambiental Rural em suas áreas”, ressaltou.

Para a próxima reunião, agendada para 19 de setembro, os prefeitos dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra, além da Caixa Econômica Federal, serão convidados a integrar os debates.