Equipamentos entregues pela Sema reforçam a gestão ambiental no Pará

DSC00167 DSC00178

Belém, 13/7/13 – O secretário de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, esteve reunido na segunda-feira (12), com representantes, secretários municipais e prefeitos dos municípios de Redenção, Rondon do Pará, Capanema, Tucumã e Moju, para elaboração do cronograma de entrega de Kits ambientais, para dar apoio à redução das taxas anuais de degradação ambiental no território paraense.

Os Kits compostos de motocicletas, capacetes, câmeras fotográficas, binóculos e aparelhos de Sistema Global de Posicionamento (GPS, sigla em inglês), são úteis para a gestão ambiental do município. Os equipamentos são adquiridos pelo projeto Fundo Amazônia, com recursos do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Esses equipamentos reforçam as ações de fiscalização, licenciamento, atividades de educação ambiental, entre outras áreas de competência do órgão ambiental, que tenham impacto local. Este ano, os municípios de Tailândia, Santa Maria das Barreiras, Augusto Correa, Alenquer, Itupiranga, Ananindeua, São Félix do Xingu, Dom Eliseu, Santarém e Paragominas já receberam o aparelhamento para prevenção e combate a danos ambientais.

O Fundo Amazônia pretende assegurar que as atividades que interfiram no meio ambiente se adequem à legislação ambiental do Pará. Para isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça a infraestrutura e a logística dos municípios e possibilita a desconcentração e descentralização da gestão ambiental.