Sema discute financiamentos com a prefeitura de Santarém e bancos

Belém (12/08/13) – A partir desta semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) intensifica o trabalho na proposta de modificação da Resolução de nº 107 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que define os critérios para Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA), de obras ou empreendimentos com atividades de baixo potencial poluidor ou degradador. A partir de agora, novas atividades serão incluídas na lista de dispensa da licença.

Essa mudança contemplará também os anseios expostos durante reunião, este mês, entre prefeitura de Santarém, a Sema, instituições financeiras, vereadores e deputados. No encontro, o prefeito, Alexandre Von, expôs as dificuldades que os empreendedores estão tendo para adquirir créditos de financiamento com entidades bancárias, em virtude de solicitação de licenciamentos não licenciáveis pela Sema.

Nas próximas semanas, reuniões serão convocadas pelas prefeituras com todos os bancos que atuam no Pará, com o intuito de possibilitar que Sema explique o que realmente é objeto de licenciamento ambiental no âmbito do Estado, para que problemas dessa natureza não se repitam em Santarém nem em outros municípios paraenses.

Na reunião, a prefeitura designou grupos de trabalho que irão discutir vários temas ambientais, entre os quais se destacam gestão ambiental, regularização fundiária e captação de financiamentos para Santarém.