Santarém recebe licenças ambientais do primeiro shopping do município

Belém (09/08/13) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará e a prefeitura de Santarém, através de seus gestores, José Alberto Colares e Alexandre Von, respectivamente, entregaram as licenças prévia (LP) e de instalação (LI) à empresa responsável pelas obras do shopping Rio Tapajós, na última quinta-feira, 9, no município.

Apesar do processo de licenciamento deste primeiro shopping do município estar sendo feito pela Secretaria Municipal, a entrega das licenças foi feita em conjunto porque recentemente o Governo do Pará, através da Sema, concedeu a Santarém a competência para liberação de licença dessa obra, que por ser de grande porte é de responsabilidade do Estado. Durante o evento, também estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, o deputado estadual Nélio Aguiar e o coordenador jurídico da Sema, Thales Samuel.

Com as licenças, a empresa poderá dar início às obras de construção no local, na Rodovia Fernando Guilhon, e posteriormente, com o atendimento das condicionantes estabelecidas na LI, será possível a concessão da última licença, que é a de operação. A área total do empreendimento é de aproximadamente 40 mil metros quadrados, e o investimento avaliado em 420 milhões de reais. A inauguração está prevista para 22 de setembro de 2014, e a expectativa é de que o empreendimento gere mil empregos diretos.
“Verificamos vários ajustamentos que deveriam ser feitos não só ao procedimento de construção, mas ao próprio projeto de execução. Estabelecemos um termo de referência que a empresa deveria ser obrigada a fazer para a obra. Ela precisou se ajustar aos termos”, explicou o secretário da Sema, José Alberto Colares.