Tailândia será o próximo município a sair da lista de grandes desmatadores

Belém, 08/08/13 – O município de Tailândia, no Pará, conseguiu cumprir as metas estipuladas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será o sexto município paraense a deixar a lista de maiores desmatadores da Amazônia, depois de Brasil Novo, Paragominas, Dom Eliseu, Santana do Araguaia e Ulianópolis.

O laudo que notificará o cumprimento dos critérios exigidos pelo MMA para que Tailândia possa sair da relação, já está sendo feito pelo Núcleo de Geotecnologia (Geotec) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Recentemente, Brasil Novo atendeu as exigências do MMA de redução do desmatamento nos limites pré-definidos e o critério de 80% de sua área cadastrável inserida no Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), gerenciado pela Sema.

O CAR foi instituído no âmbito do Estado do Pará através do Decreto Estadual nº. 1.148, de 17/07/2008, e se constitui registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, mesmo aquele que não exerça qualquer atividade rural economicamente produtiva, isso com a finalidade de gerar uma base de dados estratégica para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará