Chuvas abundantes surpreendem no mês de agosto

Belém, 07/08/13 – As chuvas, até esta terça-feira (6), estão 59% acima do esperado para o período de agosto. Os índices pluviométricos registram 74,2 milímetros (mm) de água, do total de 126,4 mm previsto para todo o mês. Apesar de estar caindo muita água, essa quantidade não é o suficiente para amenizar o calor intenso.

A Diretoria de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), explica que está chovendo mais do que o esperado devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que algumas vezes penetra no continente fazendo com que caiam chuvas abundantes nas regiões nordeste, noroeste e Metropolitana de Belém. Mesmo fortes, essas chuvas não conseguem amenizar o calor que atinge estas regiões, e pode ainda esquentar um pouco mais.

Esta situação de chuvas não está acontecendo nas outras regiões do Pará, em função da influência de uma forte massa de ar seco predominante nesta época do ano.

Paulo Guimarães, meteorologista da Sema, informa que a tendência é que a situação se normalize. “Os índices pluviométricos devem cair a níveis considerados normais ainda este mês”, avalia.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará