Audiência pública discutirá projeto de estação transbordo de carga em Itaituba

Belém, 29/07/13 – Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 29, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará convoca o Ministério Público Federal e Estadual, autoridades federais, estaduais e municipais, órgãos públicos e privados, instituições governamentais e não governamentais e a população em geral para participarem, dia 11 de setembro, da audiência pública sobre a Estação Transbordo de Carga (ETC Cargill), que poderá ser implantada no distrito de Miritituba, município Itaituba.

O objetivo da audiência é informar a comunidade sobre o projeto e esclarecer às autoridades competentes sobre os respectivos impactos ambientais e possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para que a Sema possa obter subsídios que auxiliem na análise do licenciamento ambiental.

O projeto busca a implantação de uma estação fluvial a ser construída no distrito de Miritituba, que permitirá uma ação combinada entre os modais rodoviários (BR 230, Transamazônica e BR-163, Santarém-Cuiabá) e hidroviário (hidrovia Tapajós-Amazonas), dentro da Zona Comercial Industrial e Portuária, prevista no Plano Diretor do município de Itaituba.

O estudo apresentado pela Cargill Agrícola S.A, empresa responsável pelo projeto, mostra que a obra será constituída de estações de carregamento, que serão instaladas sobre um píer flutuante e o empreendimento terá que atender as exigências da Sema no âmbito socioeconômico e ambiental.

A documentação referente ao Rima, encontra-se disponível para consulta na Biblioteca da Sema localizada na Trav. Lomas Valentinas, 2717, Marco e através do site www.sema.pa.gov.br.

Dia: 11/09/2013

Local: Ginásio Fundação Integração Nacional – Rua dos Calados, S/N, distrito de Miritituba

Horário: 16h

Ascom Sema

(91)31843341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará