Previsão da Sema indica muito sol e calor durante o mês de julho no Pará

Belém, 10/7/13 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema) anuncia previsão com predomínio de muito sol e calor em todo o Pará, para o mês de julho. As chuvas ocorrerão, principalmente, no período entre o final da tarde e durante a noite, em forma de pancadas de curta duração, nas regiões do Marajó, metropolitana de Belém e baixo amazonas. Essas áreas atingirão temperaturas máximas de 33° e mínimas de 24° Celsius. Paulo Guimarães, da Diretoria de Recursos Hídricos, adverte que que “apesar da época própria para o veranista nos balneários, é preciso ter cautela para evitar insolação extrema, muito comum nesses períodos”.

O meteorologista, da Sema, David Santos, informa que alguns municípios localizados na região sudeste do Estado (Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Marabá e arredores), além de quente, apresentarão baixa umidade relativa do ar. As temperaturas nesses locais devem girar entre 22ºC a mínima e as máximas entre 36°C e 37ºC. A massa de ar seco, característica desse período do ano, em especial no sul do Pará, aumenta sua área de domínio sobre o estado e isso faz o tempo a ficar mais seco e quente.

As marés deverão fazer a alegria dos veranistas. Em Salinópolis, no sábado (13), às 9h30, o mar deverá atingir uma altura de 4.8 metros na preamar. Ponto mais alto da maré no final de semana, no município. Na ilha de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, a tábua da maré avisa que a altura do rio não passa do 3,3 metros no fim de semana.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará