Sema e Emater assinam cooperação técnica pelo CAR

Belém – 04/7/2013 – Por meio de um termo de cooperação técnica, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai destinar R$ 304 mil à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) para a elaboração de 2,5 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) em propriedades de agricultores familiares de seis municípios da região de influência da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão são os municípios contemplados, pois, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Colares, “essa é uma região de integração do eixo rodoviário da BR-163”. A assinatura do termo entre a presidente da Emater, Cleide Amorim, e o titular da Sema ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, onde vai até sexta-feira (5) a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) 2013.

O recurso será investido em aquisição de equipamentos e custeio de atividades para o cadastramento. O CAR é um instrumento de regularização ambiental que permite acesso a políticas públicas, como a concessão de crédito rural, a dispensa de licenciamento e a comercialização da produção. Segundo a presidente da Emater, o apoio da Sema representa a agilidade no atendimento ao agricultor familiar no processo de regularização ambiental.

“Com esse trabalho, o agricultor familiar vai poder chegar à Emater e ter o CAR, e assim poderá acessar financiamento para suas atividades. É o processo sendo agilizado”, disse Cleide Amorim. Ano passado, a Emater assinou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente para a elaboração de CAR em onze municípios do entorno da usina de Belo Monte.

 

Fonte: Emater

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará