Plano integrado de fiscalização em áreas protegidas foi tema de oficina na Sema

Belém, 5/7/13 – Orientações técnicas e atuações em parcerias foram a base da Oficina para elaboração do plano integrado de monitoramento e fiscalização em áreas protegidas do Pará, que ocorreu esta semana, de 1º a 3 de julho, no auditório da Diretoria de Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, foi feito um mapeamento das áreas protegidas do estado, um diagnóstico de análise das ameaças e um planejamento das ações para 2014.

O trabalho também contou com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Polícia Ambiental, Ministério Público Estadual e a Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ) .

Entre os principais interesses dos participantes da oficina está a parceria das instituições, para que o monitoramento e a fiscalização nas áreas protegidas do estado sejam feitos de forma integrada, e garantir eficácia. “Pretendemos estreitar as relações das instituições e polícias administrativas e repressivas para tentar coordenar esforços para a elaboração desse plano integrado, que incluirá também as terras indígenas e quilombolas”, explicou Marcos Pinheiro, consultor da GIZ.