Projeto Biblioteca Verde é implantado em Algodoal

IMG_0250

Belém – 02/7/2013- A Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal Maiandeua já conta com um polo do projeto Biblioteca Verde, implantado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) através da sua Diretoria de Áreas Protegidas (Diap). Implantada na ilha no final de junho, tem como objetivo proporcionar o conhecimento de informações a respeito do meio ambiente, ecossistema e sustentabilidade. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ferreira foi a contemplada.

A proposta do projeto é levar aos estudantes e à comunidade em geral conhecimento voltado ao meio ambiente, além de informações necessárias aos técnicos que trabalham na APA. O acervo da Biblioteca Verde conta com publicações sobre meio ambiente, proteção ambiental, educação ambiental, história e biodiversidade não só da APA Algodoal Maiandeua, mas também de outras áreas protegidas.

A bibliotecária Rosa Miranda é a idealizadora do projeto e em suas visitas à APA observou o interesse dos alunos pela leitura e a importância que a Biblioteca Verde pode ter no desenvolvimento da comunidade. “As publicações vão ajudar os alunos na busca de informação e também servem de incentivo para que eles se interessem pelo conhecimento e tenham vontade de se graduar”, completou Rosa.

Segundo a diretora da escola, Tersi Rabelo, o acervo da biblioteca vai ajudar bastante a complementar o conhecimento dos estudantes e professores. “É um material muito rico que vai ajudar os alunos a analisar Maiandeua como uma APA e semear nas crianças a proteção ambiental para que elas cresçam com esse hábito e possam ser multiplicadores do conhecimento e da responsabilidade que isso envolve”, observa a diretora.

A bibliotecária levou vários exemplares de livros infanto-juvenis que foram doados também para uma escola da vila de Fortalezinha. Mais de duzentos exemplares de livros, folhetos, CD’s e DVD’s e revistas voltadas para pesquisa que envolvem o meio ambiente já foram doados. Em julho acontecerão mais doações.

Os interessados em realizar doações ao projeto podem solicitar informações pelo telefone: (91) 3184-3606