Teste de balneabilidade e previsão de clima alertam banhistas para as férias

Belém, 24/6/13 – Os resultados dos testes de balneabilidade das principais praias da Região Metropolitana de Belém (RMB) já foram analisados e apresentados pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen). Ao todo, amostras de 18 praias dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba foram coletadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), no mês de junho, que antecede as férias. As praias do Cruzeiro, em Icoaraci, e a do Amor, em Outeiro, foram as duas únicas praias consideradas impróprias para o banho, com risco de contaminação.

As informações sobre a balneabilidade têm objetivo de alertar os frequentadores das praias sobre a qualidade da água, que devem se encaixar nas exigências da resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).O balneário será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1.000 coliformes ou 800 Escherichia Coli, por 100 mililitros de água. A amostragem deve ser retirada do local que apresente profundidade média de um metro.

Em caso de resultados que indiquem poluição ou contaminação, a Semma interdita a praia para garantir a saúde e segurança dos banhistas. A população pode ajudar a não contaminar o meio ambiente ao não levar animais para os balneários, evitar lixo no chão e não fazer necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados.

Com relação ao clima no Estado do Pará durante o período de férias, o Núcleo de Informações Meteorológicas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), prevê que no mês de Julho, as chuvas serão normais em grande parte do Estado, mas as regiões do Marajó, Belém e Calha Norte terão chuvas acima do normal. Já a faixa leste do Estado terá chuvas abaixo do normal. A temperatura do mês de Julho tem probabilidade de ficar em até 2°C a 3°C acima da média de 30°C na região central e sudeste do Estado, nas demais regiões a temperatura deve oscilar 1°C acima ou abaixo da média.

Ascom Sema

(91) 3184

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará