Sema promove o I Seminário Integrador das Regiões do Lago do Tucuruí e Tocantins

Belém – 01/7/2013 – Consolidar a gestão ambiental integrada, descentralizada e participativa do Sistema Municipal de Meio Ambiente é o principal objetivo do I Seminário Integrador das Regiões do Lago do Tucuruí e Tocantins, que será realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), de 02 a 05 de julho de 2013.

A Sema, através da Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplam) busca reforçar os processos de integração regional e de intercâmbio de informações entre o Estado e o município, proporcionando a melhoria efetiva da qualidade de vida da população, proteção e o uso sustentável dos recursos naturais renováveis. O evento é direcionado a gestores e equipes técnicas das Regiões do Lago de Tucuruí e Tocantins.

Os municípios participantes são Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento, Tucuruí, Baião, Cametá, Moju, Tailândia, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Mocajuba, Barcarena, Oeiras do Pará, Acará, Nova Ipixuna e Limoeiro do Ajuru.

A técnica em Gestão de Meio Ambiente da Sema, Daniela Silva, ressalta a importância da integração compartilhada dos municípios em prol da gestão ambiental. “O foco principal é capacitação dos gestores e técnicos das secretarias municipais de meio ambiente para fortalecer a gestão ambiental, socializar propostas e indicar uma agenda de prioridades, promovendo o debate sobre os instrumentos da gestão como o licenciamento, fiscalização, educação ambiental, ordenamento ambiental, entre outros”, disse.

(91) 3184- 3341