Sema organiza conferências municipais de Meio Ambiente e projeto Ação Verão 2013

SAM_2034 SAM_1965 SAM_1921

Belém, 01/07/13 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, em junho, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, em Xinguara, e a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, em Santa Maria das Barreiras, ambas na região Araguaia, para debater sobre a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O objetivo das conferências municipais é preparar, divulgar e obter parcerias para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá de 28 a 30 de agosto de 2013, em Belém.  Os eventos serão abertos a representantes do poder público, sociedade civil e estudantes.

A conferência estadual, também organizada pela Sema, tem como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, abordando prioritariamente a produção de consumo sustentável, a redução de impactos ambientais, a geração de emprego, trabalho e renda, educação ambiental.

Os participantes das conferências municipais serão convidados para o Projeto Ação Verão 2013, que promoverá ações educativas e vai preparar os representantes do poder público municipal, donos de barracas e bares, para que possam receber o grande fluxo de veranistas sem que haja danos ambientais nas praias. A ação acontecerá entre 18 e 30 de julho nos municípios de Santa Maria das Barreiras e de 25 a 30 de julho, em Xinguara.

Dentro do projeto Ação Verão 2013, a Sema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social dos municípios, irá promover um Desfile Ecológico, com roupas de praia feitas de material reciclado.