Sema realiza seminário sobre Cadastro Ambiental Rural nos assentamentos

DSC01699

Belém – 27/6/2013 – Novos procedimentos a serem adotados para aprimorar o ordenamento ambiental no Pará foram discutidos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), esta semana, no 1° Seminário sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em assentamentos de reforma agrária. O Pará possui uma área de cerca de 12 milhões de hectares de assentamentos, dos quais cinco milhões já estão inscritos no CAR.

As novas normas estabelecidas foram debatidas a partir da Instrução Normativa 05 de 2012, que deve sofrer alterações em breve, de forma que o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) possa ser adaptado para melhor atender as demandas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do  Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

A Gerente de Planejamento Ambiental da Sema, Diana Castro, prevê que o Setor de Geotecnologias do órgão ambiental estadual disponibilizará por meio do Geocatálogo – sistema de disponibilização de dados via web – imagens de extrema precisão para respaldar os trabalhos desenvolvidos pelos responsáveis técnicos.

Participaram do evento o Incra, Iterpa, Programa Municípios verdes (PMV), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam),  The Nature Conservancy (TNC) e as Unidades Regionais (UREs) da Secretaria.