Condutores de visitantes recebem qualificação profissional em Algodoal

DSC07754 IMG_0263

Belém, 25/6/13 – O segundo Curso de Condutores de Visitantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, no município de Maracanã, nordeste do Pará, ocorre até sexta-feira (28). A ação faz parte do programa de “Uso Público 2013”, para qualificar membros da comunidade local que trabalham com a atividade turística, especialmente carroceiros, barqueiros, canoeiros e funcionários de pousadas, em uma atuação organizada e profissional. 

Uma avaliação da aptidão técnica e psicológica dos interessados e outras abordagens do curso são feitas em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Conselho Gestor da APA, Batalhão de Policia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Sindicato dos Guias de Turismo do Estado. Os organizadores pretendem treinar, nesta segunda etapa, pelo menos 30 condutores de visitantes. A primeira turma foi orientada em 2010.

A gerente da APA, Adriana Maués, entende que a atividade turística fortalece a apropriação das unidades de conservação pela comunidade e desperta a consciência de preservação dos recursos naturais. “A aproximação da sociedade com a natureza dinamiza a economia, com alternativas de trabalhos voltados ao turismo”, diz.

O curso é composto por uma parte teórica  – envolvendo a qualidade no atendimento, ecologia, turismo em unidades de conservação, legislação e educação ambiental, geografia, conduta de visitação em trilhas – e a prática de técnicas para condução em atrativos naturais, noções de primeiros socorros e resgate em áreas naturais.

Entre os objetivos da capacitação também está o de tornar o condutor apto a auxiliar a administração pública na conservação dos recursos culturais, naturais e históricos da APA; e ainda a formação de consciência ambiental para prevenir e denunciar a degradação do meio ambiente.

No encerramento, os participantes receberão certificados, e ocorrerá o lançamento e distribuição do Guia de visitação da APA de Algodoal-Maiandeua, elaborado pelos servidores da Sema, com apoio das comunidades locais, e show de carimbó de grupo folclórico da ilha.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará