Parque Estadual do Utinga comemora 20 anos de preservação ambiental

Belém, 24/6/13 – A gerência do Parque Estadual do Utinga (Peut) realizou na última sexta-feira (21), no Centro de Visitantes, um evento em comemoração aos 20 anos do Parque, com a participação de servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e convidados. O Parque foi criado pelo Decreto Estadual n° 1.552, de 03 de maio de 1993, como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém, possui cerca de 1.390 hectares. Os lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis por 70% do abastecimento de água de Belém e parte de Ananindeua, estão localizados em sua área.

O grupo musical Cantando a Vida, formado por funcionários da Sema, fez a abertura da programação. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Hildenberg Cruz, parabenizou a Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) e a gerência do Parque pela comemoração dos 20 anos do Peut. “É um desafio manter um Parque como esse dentro da cidade, devido às pressões sofridas diariamente. Parabenizo a diretoria por conseguir, através do Peut, atender o objetivo de se ter um espaço preservado com potencial de floresta em Belém”, afirmou. O gerente do Peut, Vitor Matos, disse que o Parque também cumpre o objetivo de preservar os mananciais e dar qualidade de vida para a população de Belém.

Crisomar Lobato, diretor da Diap, frisou que “o Peut é um símbolo de Parque de Região Metropolitana e um dos maiores do Brasil”. Durante o evento também foram apresentadas as obras previstas para a avenida João Paulo II e o projeto Jardim Filtrantes, que será implantado no Parque. Ao final todos foram convidados para um coquetel.

O Peut prossegue com atividades direcionadas ao público, para intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em trilhas de floresta de terra firme, áreas de várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e flora diversificada.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará