Curso de formação de condutores de visitantes acontecerá em Algodoal

Belém, 20/06/13 – O II Módulo do Curso de Formação de Condutores de Visitantes em Atrativos Naturais, para todos os prestadores de serviços que trabalham com a atividade turística na ilha, acontecerá nos períodos de 24 a 28 de junho, promovido pela gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal/Maiandeua no Pará. O curso acontece em parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros e Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Pará (Singtur).

Participarão do curso canoeiros, carroceiros, barqueiros e demais membros da comunidade local que queiram trabalhar com a condução de visitantes. O módulo será divido em partes, teórica e prática, com noções de educação ambiental, ecologia, ecossistema, regras das Unidades de Conservação (UCs), primeiros socorros, qualidade no atendimento ao turista, resgate e sobrevivência na selva, técnicas de salvamento aquático, dinâmica de condução de grupos e lazer, e recreação em ambientes naturais.

Esse curso faz parte do programa de “Uso Público 2013”, sendo uma atividade estratégica, pois visa a capacitação para excelência dos prestadores de serviços locais que trabalham com a atividade turística. Haverá avaliação de aptidão técnica e psicológica nos candidatos à condutores de visitantes, visando um melhor aproveitamento dos conteúdos posteriormente ministrados. “Essa seleção prévia também será importante para que o público alvo tenha um sentimento de continuidade e responsabilidade perante o trabalho. Para que esta estratégia tenha sucesso, é necessário que haja uma continuidade no processo de capacitação para que o grupo sempre esteja motivado a oferecer um padrão de serviços cada vez melhor”, enfatiza a gerente da APA, Adriana Maués.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará