Projeto Biblioteca Verde será implantado em Monte Alegre

imagem222.jpg

Belém, 18/06/13 – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre (Semma/MTA), em parceria com as demais secretarias e apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através da gerência do Parque Estadual de Monte Alegre, vai implantar nas escolas municipais da zona rural do município o projeto denominado “Biblioteca Verde”. O objetivo é promover a inclusão através da leitura e informá-los nas questões referentes ao meio ambiente, sustentabilidade e preservação, além de contribuir para criação de uma consciência crítica dos alunos que participarão da ação. “A biblioteca verde vem fomentar a educação ambiental e fazer com que o aluno reflita na construção de uma consciência crítica”, ressaltou Auto Dantas Júnior, diretor técnico da Semma e idealizador do projeto.

Monte Alegre é a única cidade do Oeste do Pará contemplada pelo projeto, que foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2007, e receberá um acervo diversificado com itens documentais como: livros, cartilhas, folderes e vídeos de cunho ambiental, já que o público alvo são crianças. Na base da secretaria será implantada a Sala Verde, denominada Paytunaré, que atenderá aos alunos das escolas da zona urbana.

O projeto será implantado no segundo semestre de 2013 e atenderá no primeiro momento 20 comunidades, dentre as quais estão: Centro Grande, Santos e Cauçú B. Porém, há planos de estendê-lo às demais comunidades, pois as escolas têm mostrado grande interesse. “Sem dúvida, este projeto é de grande relevância para a sociedade, pois através da informação, da leitura, caminharemos rumo a uma Monte Alegre sustentável”, completa Patrícia Messias, gerente do Parque Estadual de Monte Alegre.