Parque do Utinga comemora 20 anos

As comemorações pelos 20 anos do Parque Estadual do Utinga (Peut) na conservação do meio ambiente estão marcadas para iniciar a partir de 21 de junho, com abertura do grupo musical Cantando a Vida, formado por funcionários da Sema.

O Parque foi criado pelo Decreto Estadual n° 1.552, de 03 de maio de 1993, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém, possui cerca de 1.390 hectares. Os lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis por 70% do abastecimento de água de Belém e parte de Ananindeua, estão localizados em sua área.

Neste mês de junho, o Peut segue com atividades direcionadas ao público, para intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em trilhas de floresta de terra firme, áreas de várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e flora diversificada.

Confira abaixo a programação de aniversário do PEUt

[clique aqui e baixe o pdf com a programação]

 

09h00: ABERTURA: Início da solenidade alusiva ao aniversário do Parque Estadual do Utinga, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP), Coordenação de Unidades de Conservação (CUC) e Batalhão de Policia Ambiental (BPA).

09h20: Anunciamos a presença do Excelentíssimo Secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Autoridades presentes.

09h25: Será entoado o Hino Nacional e Hino do Pará.

09h30: Palavras do Secretário de Estado de Meio Ambiente e das autoridades presentes.

09h50: Apresentação do PEUt com histórico dos 20 anos, seu decreto de criação e alterações Legais até 2013 – “Passado e Presente”.

10h10: Apresentação da Proposta de Intervenção da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no PEUt – “Futuro”.

10h30: Coquetel.

  • · Trilhas
  • · Caminhadas
  • · Passeio no lago
  • · Rapel
  • · Apresentação de fotos das atividades desenvolvidas durante os 20 anos.
  • · Material de divulgação (Camisas, bonés…)

12h00: ENCERRAMENTO

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará