Monte Alegre tem comemorações pelo Dia do Meio Ambiente

Belém (18/06/13) – Durante a Semana do Meio Ambiente em Monte Alegre, realizada neste mês, foram promovidas diversas atividades como caminhada ecológica pelos bairros da cidade, plantio de mudas nas escolas, atendimento médico e odontológico e distribuição de folderes e panfletos para os alunos das escolas estaduais, para contribuir no processo educativo de sensibilização da importância de preservar os recursos naturais.

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) contou com a participação e apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e das secretarias municipais de Agricultura (Semagri), Saúde (Sesma), Turismo (Semtur), Obras (Seob) e Educação (Semed).

As ações demonstraram não apenas o entrosamento institucional entre órgãos, mas também a boa aceitação e conscientização dos alunos sobre o Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) e o meio ambiente. “Acreditamos que o papel da gestão do Parque é trabalhar em parceria com os demais órgãos que funcionam no município a fim de construir um trabalho intenso em prol do Meio Ambiente. A iniciativa de plantar árvores pela cidade partiu dos alunos, isso demonstrou a consciência ambiental dos jovens”, reforça Patrícia Messias, gerente do Pema.

Dia do Meio Ambiente – A equipe do Pema, juntamente, com a equipe das Florestas Estaduais (Flotas) da Calha Norte também participaram no início do junho, na Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) em Monte Alegre-PA, de um evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Na ocasião, os técnicos foram convidados para palestrar sobre os temas “Meio Ambiente e Turismo” e “As Unidades de Conservação no Município de Monte Alegre”.

Os técnicos das Flotas falaram sobre a importância das Unidades de Conservação e os desafios da gestão, apresentando aos participantes as Unidades de Conservação da Calha Norte: Floresta Estadual do Paru, Floresta Estadual de Faro, Floresta Estadual de Trombetas, Estação Ecológica do Grão-do-Pará e Reserva Biológica Maicuru, assim como as ações realizadas nos locais.

Foi apresentado aos alunos o Parque Estadual Monte Alegre, ressaltando o patrimônio natural e arqueológico do Parque e a relevância de manter  preservado esse patrimônio. As ações desenvolvidas pela equipe no Pema foram mostradas ao público com destaque para as atividades voltadas para o turismo.