Conferência municipal de meio ambiente é preparatória para evento estadual

redi01redi02

Belém, 18/6/12 – O debate sobre a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizado no município de Abel Figueiredo, região Rio Capim, esteve entre os principais objetivos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nos dias 13 e 14 de junho, no Centro Profissionalizante da sede municipal. A ação é preparatória para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que ocorrerá entre 28 e 30 de agosto, em Belém.

Na presença do prefeito de Abel Figueiredo, Adeílson Mateus, técnicos da Sema abordaram temas dirigidos à produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda, educação ambiental, e ainda o financiamento do sistema de implementação da Política de Resíduos Sólidos no local.

Durante a Conferência, houve exposição de produtos reciclados, palestras sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, debates e elaboração de propostas para os eixos temáticos abordados, entre outras ações antecedidas pela 1ª Oficina de Reciclagem de Garrafas PET, ministrada pelo Centro de Recuperação Lírio dos Vales (Cerlivre), do município de Paragominas. As mulheres da Associação de Mães de Abel Figueiredo e a população em geral foram os alvos da capacitação.

As garrafas PET utilizadas no evento foram arrecadadas através de gincana ambiental realizada com alunos da rede municipal de ensino de Abel Figueiredo. Também foram distribuídos aos participantes crachás em papel-semente, sacolas feitas de tecido, canetas ecológicas, agendas e certificados impressos em papel reciclado pela Associação do Município de Rondon do Pará, a partir de folhas de bananeira e cipós, para evitar a produção de lixo industrializado.

A engenheira, técnica em gestão ambiental da Unidade Regional (URE4) Rio Capim, da Coordenadoria de Gestão Ambiental Compartilhada, da Sema,  Shâmara Reis, informa que a conferência contou com a presença, além do prefeito, de vereadores, secretários municipais, da sociedade civil organizada, estudantes, empresários locais, representantes religiosos e população em geral, “para estimular o controle social, a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos sólidos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho, renda e promotor da cidadania”, avalia.