Meteorologia da Sema esclarece a transição de estações no Pará

Belém, 13/6/13 – Neste mês de junho, os paraenses começaram a perceber o fim das chuvas mais fortes e demoradas, mas não abandonaram as sombrinhas. Isso acontece, de acordo com dados do Núcleo de Informações Meteorológicas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), porque o Pará, devido sua grande extensão territorial, não apresenta um regime homogêneo de chuva, ou seja, ocorre diferenciação nas datas de início e término dos períodos chuvoso, menos chuvoso e seco, dependendo da região.

O meteorologista da Sema, Antonio Sousa, explica que junho é considerado o mês de transição de estações na Região Metropolitana de Belém (RMB), entre os períodos chuvoso e menos chuvoso, regionalmente conhecidos como inverno e verão amazônicos. “Em junho, há predomínio de sol e chuvas de curta duração em períodos diferentes do dia. Este ano, por exemplo, na capital, foi observada uma semana com pouca ocorrência de chuvas significativas, calor intenso como resultado da predominância do sol; e na seguinte, percebemos chuvas todos os dias”, comparou.

Geograficamente, no Estado, as chuvas iniciam de “baixo para cima”. Sendo assim, no sul (a exemplo de Conceição do Araguaia, Redenção, Marabá e Parauapebas), as chuvas começam entre os meses de outubro e novembro. O período seco inicia, geralmente, no mês de maio.

Nas regiões localizadas na faixa norte do Estado, o período chuvoso, o “inverno”, é iniciado entre os meses de dezembro e janeiro e se estende até maio e junho. No Marajó, as chuvas seguem até junho. Na RMB, os períodos se dividem entre chuvoso e menos chuvoso. O primeiro vai de dezembro a maio, e nele, as chuvas acontecem diariamente e, por muitas vezes, com grandes volumes. Além de que, na maioria dos dias, a cobertura do céu – nebulosidade – varia de nublado a encoberto, o que contribui para temperaturas mais amenas.

O período menos chuvoso, o “verão”, diferencia-se pela diminuição na frequência e intensidade das chuvas – não ocorrem todos os dias e os volumes são menores do que os observados no período chuvoso, que acontecem durante a tarde.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará