Conselho do Parque do Charapucu realiza a primeira Assembleia Geral

Belém, 07/6/13 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi realizada a primeira Assembleia Geral do Conselho do Parque Estadual Charapucu, no município de Afuá, Arquipélago do Marajó. O Conselho conta com a participação de instituições fundamentais para o desenvolvimento da região onde está localizado o Parque.

 Compõem o Conselho do Parque a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), secretarias municipais de Meio Ambiente e a de Agricultura e Pesca, Paróquia de Afuá, Assembleia de Deus, Colônia de Pesca, representantes de moradores do Polo Charapucu e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afuá.

 A criação do Conselho é fruto de mais de um ano de atividades da Gerência do Parque com o Núcleo de Conselhos de Unidades de Conservação. Depois de um mapeamento institucional que envolveu cerca de mil pessoas em 13 reuniões na área do Parque e seu entorno, a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, tem agora o Conselho Gestor, que deverá atuar no apoio da administração do local.

 Segundo o gerente do Parque, Júlio Meyer, o trabalho junto ao conselho, amparado em boas práticas da gestão ambiental participativa é fundamental para o alcance dos objetivos. “Agora poderemos contar com o apoio de instituições das diversas esferas do poder público e da organização civil para discutir a gestão da UC. Juntos poderemos combater os problemas sociais e ambientais da região, que de forma isolada temos dificuldade”, ressalta.

 Uma das atividades realizadas durante a Assembleia Geral foi a análise e aprovação do Termo de Compromisso que deverá ser celebrado entre a Sema e a População Tradicional de 116 famílias residentes dentro da UC. Esse documento compatibilizará a presença dessa população com os objetivos do parque.

 Ascom Sema

 (91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará