Ações da Sema marcam comemorações ao meio ambiente

peut redi

Belém, 5/6/13 – As ações desenvolvidas no mês de junho em homenagens dedicadas à busca de um meio ambiente saudável, para a melhoria da vida da população, recebem reforço da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na programação da Semana Estadual de Meio Ambiente 2013, no auditório da Câmara Municipal de Salinópolis, entre 12 e 14 deste mês. O evento é organizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Meio Ambiente de Salinópolis e outras instituições do município. O planejamento da Sema para junho inclui, ainda, as comemorações pelos 20 anos de existência do Parque Estadual do Utinga – duas décadas de preservação do meio ambiente dentro da Região Metropolitana de Belém.

Em Salinópolis, a abertura do evento destacará o pacto para a melhoria da educação no Pará, com a presença dos secretários de Estado de Meio Ambiente, José Colares; e de Educação, Cláudio Ribeiro; do prefeito Paulo Gomes; da presidente da Emater, Cleide Amorim, e de representante da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense. A palestra Magna abordará o tema Escolas Sustentáveis: uma nova ambiência de educação para o Brasil, onde será ressaltado que o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais em que se vive devem estar em sintonia com o meio ambiente. Os palestrantes fazem parte dos ministérios da Educação e Cultura (MEC), do Meio Ambiente (MMA) e da Universidade Federal do Pará.

Nos dias seguintes, o Serviço de Patrimônio da União (SPU), Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (Icmbio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Petrobras, Promotoria de Meio Ambiente de Salinópolis, explanarão sobre o uso e ocupação em ecossistemas costeiros marinhos, ordenamento territorial-ambiental e defesa jurídica-administrativa do meio ambiente. Também outros temas como a ciência, tecnologia e educação para o manejo sustentável em áreas costeiras no Pará e as políticas públicas de educação ambiental e sua aplicabilidade no contexto paraense estarão em evidência na elaboração final do Protocolo de Intenções para a inserção da Educação Ambiental Regionalizada nos currículos das escolas públicas das áreas costeiras do Estado.

Parque do Utinga – As comemorações pelos 20 anos do Parque Estadual do Utinga (Peut) na conservação do meio ambiente estão marcadas para iniciar a partir de 21 de junho, com abertura do grupo musical Cantando a Vida, formado por funcionários da Sema.

O Parque foi criado pelo Decreto Estadual n° 1.552, de 03 de maio de 1993, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém, possui cerca de 1.390 hectares. Os lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis por 70% do abastecimento de água de Belém e parte de Ananindeua, estão localizados em sua área.

Neste mês de junho, o Peut segue com atividades direcionadas ao público, para intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em trilhas de floresta de terra firme, áreas de várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e flora diversificada.