Gerência da Flota do Iriri reúne com instituições locais

flota iriri

Belém (03.06.13) – Técnicos da gerência da Floresta Estadual (Flota) do Iriri, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), visitaram, em maio, as cidades de Santarém, Itaituba e Novo Progresso e os Distritos de Castelo de Sonhos e de Moraes de Almeida, para reunir com instituições governamentais e não governamentais locais e subsidiar a Formação do Conselho Gestor da Flota Iriri, a elaboração do Plano de Monitoramento e Fiscalização e ainda coletar dados de logística para o acesso à Unidade de Conservação.

Os objetivos, prerrogativas da Floresta Estadual e os procedimentos para a formação do Conselho Gestor foram temas abordados, a cada visita ao local, pela gerente da Floresta Estadual do Iriri, Marcélia Corrêa e pelo técnico Charles Gemaque, em apresentações sobre as características da Unidade de Conservação. E buscaram mais informações sobre possíveis acessos e a situação fundiária das famílias que ocupam a Floresta Estadual do Iriri.

A equipe reuniu com representantes de dezenas de instituições em todas essas localidades: Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Fundação Nacional do Índio (Funai); Serviço Florestal Brasileiro (SFB); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Empresa de Assistencia Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Secretaria Municipal de Novo Progresso (SimasPa); Sindicato da Indústria Madeireira de Novo Progresso.

Também participaram de reuniões a Entidade Ambientalista da Gleba Iriri (Enamgi); Instituto Kabu; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Progresso (STTR); Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf); Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (Siprunp); Sindicato dos Garimpeiros; Sub Prefeitura de Castelo de Sonhos; Associação dos Produtores Rurais do Vale do Garça (Apruvg); Cooperativa Mista de Extrativismo Agrícola PDS dos Trabalhadores Rurais (Cmast); Associação de Desenvolvimento Industrial Florestal Sustentável Castelo e Cachoeira (Adfscc); Agência Distrital de Moraes de Almeida; Associação das Industrias Madeireiras de Moraes Almeida (Aima); Associação de Pequenos e Médios Moradores da vicinal Curuá.

Fonte: Diap

(91) 3184 – 3341