Serviços Ambientais e Redd+ são discutidos em Belém

Belém (23/05/13) – Nesta semana, representantes do Estado e da Sociedade Civil de 15 instituições realizaram a 2ª Reunião da Câmara Técnica 2 – “Serviços Ambientais e REDD+”, como parte dos trabalhos do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC), presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará. Após uma primeira reunião em abril, a CT2 voltou a se reunir para aprofundar conceitos e discutir experiências já existentes relacionadas aos Serviços Ambientais e ao mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+).

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC) abordaram conceitos e elementos básicos a serem considerados para a implementação de projetos, programas e políticas de Serviços Ambientais, além do estado atual das discussões nos níveis estadual, federal e internacional.

No encontro, os participantes puderam conhecer as experiências do Acre – que desde 2010 possui um Sistema Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais e do Mato Grosso – que em janeiro deste ano lançou a Lei que estabelece um Sistema de REDD+ no Estado.

O Fórum Paraense de Mudanças Climáticas, implementado em setembro do ano passado, por meio do Decreto Governamental nº. 516, visa à discussão e à proposição de assuntos importantes ao enfrentamento das Mudanças do Clima. Além da Câmara Técnica 2, o Fórum opera a Câmara Técnica 1, que trata de adaptação à vulnerabilidade e inventários de emissões. A próxima reunião ordinária do FPMC está marcada para o próximo dia 12 de junho, em local ainda a ser definido.