Sema prevê chuvas até a primeira quinzena de junho para a Grande Belém

Belém (23/05/2013) – A previsão do tempo, feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para o restante deste mês de maio e primeira quinzena de junho é de que haverá nebulosidade variável no decorrer do dia, com chuvas de intensidades variando de fracas a moderadas, se concentrando principalmente à noite na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Em relação às cheias nos principais rios do estado, segundo informa o meteorologista da Sema, Antonio Sousa, apenas os municípios localizados no Baixo Amazonas ainda precisam de monitoramento. “Entretanto, o nível do rio Tapajós deve alcançar valores normais, próximo da média, sem ocorrência de cheias de grandes proporções”, destaca Sousa.

Para o trimestre maio – junho –  julho  de 2013 são previstas chuvas acima do normal na região metropolitana de Belém (RMB), leste do Marajó e no extremo sudeste do Pará. Já nas regiões da Calha Norte, Baixo Amazonas e litoral nordeste do Pará, as chuvas devem ocorrer abaixo do normal esperado para o trimestre. Nesse período, as temperaturas na faixa norte do estado, ficam de 1°C a 2°C acima do normal, ou seja, variando entre 33ºC e 34ºC e em torno de 2°C acima da média nas regiões do sul, alcançando valores de até 36ºC. As informações são da Coordenadoria de Informação e Planejamento Hídrico, Diretoria de Recursos Hídricos, da Sema.