Oficinas apresentam Proposta de Gestão dos Resíduos Sólidos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), e em parceria com a Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), realizará Oficinas de apresentação da Proposta de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos nas 12 Regiões de Integração do Estado do Pará.

A Sema, por meio de sua Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), coordena a Elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs/PA), que está sendo elaborado pela BRENCORP – Consultoria, Meio Ambiente e Empreendimento Ltda., com os seguintes produtos: diagnóstico da situação dos resíduos no Estado, proposta de regionalização, oficinas de apresentação da proposta; consolidação do diagnóstico, prognóstico e proposição de cenários, elaboração de um sistema de informações sobre resíduos e apresentação da versão final do Pegirs.

As oficinas abertas ao público apresentam a proposta da gestão de resíduos e buscam conscientizar sobre a importância e benefícios de consórcios públicos, que poderão ser uma possibilidade de solução em conjunto para a gestão desses resíduos.

Para a diretora da Direh, Verônica Bittencourt, essas oficinas são de fundamental importância para que a sociedade possa conhecer os estudos que estão sendo feitos e contribuir com informações para que os municípios mudem essa realidade.

Esse plano, que atribui maior responsabilidade aos geradores de resíduos, ao poder público e também aos consumidores, servirá de referência para o Plano Estadual de Saneamento, a ser elaborado e implementado pela Seidurb.

Para acessar o cronograma das Oficinas, clique aqui.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: residuos.solidos.para@gmail.com, ou pelo telefone: 3184-3374 (DIREH/SEMA).