Unidades de Conservação serão criadas na região Xingu

Belém (21/05/13) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reuniu, este mês, no Município de Senador José Porfírio, região Xingu, com gestores municipais, para criação de Unidades de Conservação (UCs).

O representante do Fundo Mundial da Natureza (WWF/Brasil), Luiz Coltro, juntamente com as servidoras da Sema, Solange Trevisan, Nívia Pereira e Elineuza Trindade, comandaram a reunião. O objetivo foi informar os atuais gestores do município, o prefeito Fernando Uchôa e os vereadores presentes, sobre o processo de criação de duas UCs, sendo uma unidade de proteção integral e outra de uso sustentável.

Entre os assuntos tratados, além da criação das UCs, estão a parceria entre o município e a Usina de Reciclagem e Energia (URE) de Altamira; a importância da conservação do tabuleiro de quelônios de Embaubal, o maior da Amazônia e da América do Sul; e todas as atividades realizadas desde o início das ações, além dos passos que serão realizados este ano.

Segundo Nívia Pereira, da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) da Sema, para que fossem considerados os diferentes usos econômicos, sociais e culturais da comunidade de Senador José Porfírio, “os limites das UCs foram discutidos por pesquisadores atuantes na área, representantes das colônias de pescadores, associações, professores, vereadores, empreendedores, entre outros”. De acordo com a pesquisadora, o prefeito também demonstrou satisfação com os feitos da Sema e apresentou seu apoio à criação das UCs.