Elaboração de Plano de Resíduos Sólidos é discutido em seminário

DSC01402 sec  DSC01415

Belém (21/05/13) – Nesta terça-feira, 21, foi iniciado o I Seminário de Apoio aos Municípios para Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Pará, promovido pelo Governo do Estado do Pará. O evento vai promover oficinas, palestras e oferecer base legal e instrumentos adequados para que todos os municípios do Estado possam elaborar seus planos na área de saneamento e resíduos sólidos. Os debates e discussões sobre o assunto, que inclui a participação de entidades de classe, vão ser encerrados na quarta-feira, 22, com a adesão dos municípios interessados ao Programa Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

De acordo com o governador Simão Jatene, que fez a abertura do Seminário, é preciso encontrar uma solução para essas duas questões de fundamental importância para o Estado. Ele pontuou que cada país tem suas peculiaridades e focos diferentes de atuação. “A nossa missão é construir um tempo novo, com avanços, recuos e paradas. Nosso nascimento circunstancial aqui [na   Amazônia], nos trouxe para essa discussão. E estamos atrás de uma equação que resolva o problema da sociedade. E o que vai ficar de mais rico nisso tudo é a experiência que será acumulada”, disse.

Estiveram presentes, além do governador do Estado do Pará, Simão Jatene; o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Colares, representantes da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), do Ministério Público, das Prefeituras Municipais, entre outros gestores e autoridades atuantes na área ambiental do Estado.

Oficinas promovidas pela Sema – Sobre este assunto, Resíduos Sólidos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promoverá a partir do dia 27 de maio até 13 de junho deste ano, oficinas de Apresentação da proposta de regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos do Pará nas 12 regiões de  Integração do Estado.