Filhote de onça pintada é resgatado no Parque do Charapucu

Belém (09/05/13) – Um filhote de onça pintada (Panthera onça) foi resgatado no alto Rio Preto, durante a primeira atividade do Programa de Fiscalização do Parque Estadual Charapucu, implementado no final do mês de abril, no município de Afuá, região do Marajó. O resgate é resultado do trabalho de parceria da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

O filhote estava ligeiramente desidratado e passou por exames clínicos, acompanhamento veterinário e foi encaminhado ao Centro de Triagens de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Macapá-AP, onde conta com apoio ambulatorial e futuramente será doado a instituições cadastradas no Centro.
Segundo a Gerência do Parque, existem vários relatos de ocorrência da espécie na Unidade de Conservação (UC). A presença da espécie ‘topo de cadeia’ indica que o Parque ainda mantém rica diversidade de fauna e íntegro ecossistema. “Resgatar um espécie tão importante da nossa fauna, só foi possível através da criação do Parque. Promover a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica são nossos objetivos”, ressalta Júlio Meyer, gerente do Parque.
Em agosto deverá acontecer o primeiro inventário de mamíferos terrestres naquela região do Marajó em parceria com a Universidade Federal do Pará.
Programa de fiscalização
O Programa de Fiscalização do Parque Estadual Charapucu foi implementado com o objetivo de prevenir a instalação de novas residências dentro da Unidade, além de colaborar com a diminuição de infrações ambientais no Parque e no seu entorno.
Outro aspecto importante do programa é a contribuição com a promoção da ordem pública na região, uma vez que a presença de policiais militares de forma sistemática não aconteceu, até o momento, no Parque. A questão da segurança pública, solicitada e debatida por diversas vezes com a comunidade ribeirinha, é um dos objetivos da implementação do Programa de Fiscalização do Parque Estadual Charapucu, elaborado pela gerência da unidade de conservação com a parceria da Diretoria de Fiscalização da Sema e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).
Texto: Comunicação Diap/Sema
Ascom Sema
(91) 3184-3341
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará