Combate ao desmatamento em quatro municípios gera embargos em 14 áreas

Belém, 09/5/13 – A sincronia entre informações tecnológicas e o trabalho in loco gerou a operação de fiscalização ambiental, batizada de Onda Verde, desencadeada por todo o mês de abril, com a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para o combate ao desmatamento nos municípios de Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, São Félix do Xingu e Santa Maria das Barreiras, na região Araguaia.

Sema e Ibama foram respaldados, para o início da operação, em relatórios mensais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) , através do software Deter, que indicavam possíveis desmatamentos na região. O software SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) também forneceu dados que apontavam o desmate nos municípios.

Depois de uma compilação dos dados obtidos e cruzamentos com os resultados do relatório anual do monitoramento da floresta amazônica brasileira – Projeto Prodes -, também do Inpe, as equipes deslocaram-se à região para a confirmação ou não das informações. “Os agentes de fiscalização ambiental verificam in loco se os polígonos sinalizados nos relatórios são desmatamentos ou áreas descampadas naturalmente – campos naturais, áreas rochosas e outras -, se houve ou não intervenção humana”, explica o agente de fiscalização ambiental da Sema, coordenador da operação, Cristiano Rocha.

As equipes das instituições ambientais, 11servidores da Diretoria de Fiscalização da Sema, oito do Batalhão de Polícia Ambiental e 10 do Ibama fiscalizaram 16 propriedades nos quatro municípios. A constatação do desflorestamento resultou no embargo de sete propriedades pela Sema, outras sete pelo Ibama e duas não receberam embargos. Somadas, as áreas interditadas alcançam 585 hectares, a maioria em assentamentos da reforma agrária.

Ascom Sema
(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará