Sema, Prefeitura e empreendedores de Miritituba discutem compensação

Belém (25/04/13) – O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Alberto da Silva Colares, recebeu nesta semana, representantes das empresas Rio Turia, Bunge, Hidrovias do Brasil, Cianport, da Associação dos Terminais Portuários de Uso Privativo da Estação de Transbordo de Carga da Hidrovia Tapajós, e da Prefeitura Municipal de Itaituba para discutir compensações pelos impactos ambientais dos projetos implantados no município.

Um dos assuntos debatidos foi à contratação de uma empresa para produção de um plano de controle ambiental integrado de todos os empreendimentos, como forma de minimizar os impactos ambientais e sociais em Itaituba. Outro assunto abordado foi a respeito de um processo seletivo que visa contratar uma empresa com o objetivo de construir um plano diretor para atender demandas de serviços públicos municipais, como por exemplo, na área de segurança, educação e saúde.

“O ultimo encontro que tivemos conjunto com o governo, ficou definida uma agenda para que a associação concluísse a contratação de um plano de controle ambiental integrado de todos os empreendimentos. Após a finalização deste, que deve ser concluído em 150 dias, será feita uma agenda mínima”, disse o presidente da Associação dos Terminais Portuários de Uso Privativo da Estação de Transbordo de Carga da Hidrovia Tapajós, Kleber Menezes.

O secretário Colares pontuou a importância de debater o assunto com a sociedade para melhor atender o municípios em todas as suas necessidades, especialmente no que tange ao meio ambiente. “Acho que temos uma oportunidade histórica de construir qualquer empreendimento com a participação e entendimento da sociedade local”, disse.