Corregedoria orienta servidores de Marabá sobre Código de Ética

Belém (23/04/13) – O Código de Ética do Servidor Público Estadual foi o tema principal da palestra ministrada pela Corregedoria Ambiental (Coram) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aos funcionários de sua Unidade Regional no município de Marabá. O evento incluiu capacitação para uso do Sistema de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), ferramenta que operacionaliza todos os documentos e processos do órgão estadual. No local, exemplares do Código foram distribuídos.

De acordo com o gerente de Marabá, Jorge Nery, a capacitação surgiu em momento oportuno, pois com a constante procura à Unidade Regional – que recebe e analisa de 10 a 20 processos por dia – os servidores perceberam a necessidade de tornar mais eficaz a operacionalização desses documentos. “A atitude da Corregedoria foi louvável, nos enriqueceu muito. Aprendemos sobre o Código de Ética, que ninguém conhecia, procedimentos na Sema e hierarquia. Agora, vamos colocar em prática, além de expor no mural para que seja de conhecimento de todos”, disse Nery.

Para a corregedora da Sema, Rosângela Wanzeller, o principal papel da Coram é orientar, e o segundo é aplicar as punições previstas em Lei. Ela ressalta que em posse das informações contidas no Código de Ética, o servidor poderá nortear suas ações de acordo com a legislação. “Ao ter conhecimento do Código, dificilmente o servidor incorrerá no erro. E a partir desse contato que tivemos com a Unidade de Marabá, que é estratégica – pois atende 29 municípios – tivemos a oportunidade de trocar informações, e saber que procedimentos estão sendo feitos lá, e como procedemos na Sede”, avaliou Rosângela.

As palestras fazem parte do Programa de Prevenção aos Desvios de Condutas dos Servidores da Sema, o “Preserve”, da Coram, que foi lançado neste mês com o objetivo de difundir, na Sede e nas Unidades Regionais da Sema, orientações sobre assuntos relativos à ética e disciplina.Uma das metas da Coram com o Programa é implementar mecanismos que aperfeiçoem o funcionamento da administração do órgão ambiental, e garantir, assim, a qualidade da prestação do serviço público.