?Um dia no Parque? promoveu integração e conscientização entre os servidores

Belém (15/04/13) – Um sábado ensolarado contribuiu para que os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se divertissem com a programação da atividade “Um dia no Parque”, ocorrida no Parque Estadual do Utinga (Peut), no sábado, 13.

Idealizada e coordenada pela Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), o objetivo da ação foi desenvolver a conscientização ambiental, estimular uma nova relação com o meio ambiente e promover a integração entre os servidores de todos os setores da Sema. A atividade teve início às 8h e terminou ao meio-dia.

O evento teve início com uma aula de yoga. Os participantes aprenderam os benefícios do exercício com a professora iogue, Tunga Vydia. “A Yoga não é só um exercício para o corpo e a mente, é também um exercício de tolerância com o outro”, explicou Tunga, ao traduzir a saudação, em sânscrito, ‘namastê’. “O Deus que está em mim saúda o Deus que está em você”.

Após a prática zen, os servidores deram início à trilha ecológica do Bacuri, que durou mais de quarenta minutos. Guiados pelo cabo do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Reinaldo Leal, os participantes enfrentaram o desafio de adentrar a mata fechada. No percurso, pequenos lagos com águas cristalinas e o contato com espécies freqüentes, tais como tarântulas, borboletas, pássaros e árvores de espécie nativa.

Nem todos os participantes puderam fazer a trilha, apenas os que estavam vestidos da forma considerada adequada: tênis, bermuda de tecido flexível (ou calça) e camisa. A medida foi tomada para proteger a integridade do servidor. “Chinelos não protegem os pés adequadamente e calças de tecido grosso costumam atrapalhar os movimentos de subida e descida dos barrancos”, explicou Leal.

Depois da trilha, o espírito de aventura tomou conta dos servidores, que se entusiasmaram com a prática do rapel. Os que não se consideravam aventureiros, ou nunca tinham praticado a atividade, foram motivados pela animação dos colegas. Todos os presentes se comprometeram a retornar na próxima atividade.

“Um dia no parque” foi fundamental para que os servidores pudessem conhecer o local em que trabalham, mas em uma atmosfera de total relaxamento. “A atividade tem a finalidade de tirar o servidor da rotina estressante e ainda promover a integração entre pessoas que, no dia a dia, acabam se conhecendo pouco. Um ambiente integrado é um ambiente saudável”, explicou o gerente do Parque, Vítor Matos. Segundo o gerente, outra ação para os servidores está prevista para ser realizada ainda este semestre.

Circulação restrita de veículos – Durante o evento, servidores da Sema abordaram motoristas na entrada do parque para explicar sobre o comunicado emitido na sexta-feira, 12, que restringe a circulação de carros no interior do Parque. Conforme o documento, somente carros oficiais ou de instituições parceiras poderão circular livremente pelo parque, os demais veículos deverão ficar estacionados em frente à Diretoria de Áreas Protegidas (Diap).

Um dos responsáveis pela ação de comunicação, o psicólogo Gilton Moura, contou que a recepção dos motoristas foi positiva. “Muita gente circula pelo parque, precisamos alertar essas pessoas que aqui existem regras. Não se pode fazer muito barulho, circular com carro em alta velocidade e é preciso ter cuidado extremo com o lixo”, explicou.