Técnicos da Diap realizam oficina sobre roteiro para criação de Unidade de Conservação

Belém (12/04/13) – Criar um documento que materialize o método de criação de Unidades de Conservação (UC) no Pará foi um dos objetivos da “Oficina para elaboração de roteiro metodológico para criação de Unidades de Conservação pelo estado do Pará”, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril no auditório da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap/ Sema). A oficina foi conduzida pelo consultor Marcos Pinheiro, apoiado pela Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

O objetivo foi coletar informações como subsídio para a elaboração de um roteiro metodológico de criação de UC do Estado do Pará, a partir de discussões com os servidores da diretoria para que seja sistematizado o passo a passo e detectados os gargalos encontrados também no processo de gestão e lições apreendidas.

Através dessa oficina, a Diap também pretende fazer um material de apoio para servir de base para os municípios do estado criarem as suas próprias Unidades de Conservação municipais. “Durante a oficina, pensamos não somente na criação de UCs, mas também nas RPPNs, que são Unidades de Conservação Particulares, e nos municípios que querem criar as suas Unidades”, explicou Pinheiro.

A criação de UC já é uma rotina dos técnicos da diretoria, mas a criação do documento é importante para que este processo seja registrado e sirva de roteiro. “É muito rico compartilhar o conhecimento com toda a equipe da Diap e perceber a importância da integração entre os técnicos e da socialização do conhecimento que contribui para melhorar a eficiência dos procedimentos”, concluiu o consultor.

Para o gerente de criação de Unidades de Conservação da Diap, Benjamin Ferreira, a oficina ofereceu um ajustamento dos trabalhos voltados para a criação de UCs. “Cada temática de estudo possui aspectos metodológicos próprios, por isso é importante consolidar a interdisciplinariedade, dentro de uma consolidação integrada”, explicou. O produto final da oficina será a elaboração do roteiro metodológico que sirva para os técnicos envolvidos no processo, auxiliar gestores municipais e também garantir o entendimento e reconhecimento da importância do processo de criação de UC pelas comunidades locais.

Texto: Diap/Sema