Governo capta R$100 milhões para Economia Verde

Belém (08/04/13) – Será lançado no dia 8, em Belém, 9, em Santarém, e 11, em Paragominas, o Fundo de Investimentos em Participações (FIP Amazônia) que viabilizará investimentos em negócios que contribuam para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Para apoiar a criação do FIP, que será o primeiro fundo privado de investimentos em empresas da “Economia Verde” na região, o Programa Municípios Verdes captou R$ 100 milhões em recursos, que serão repassados por meio da aquisição de participações societárias em companhias de setores sustentáveis como produção primária sustentável (frutas regionais, dendê, fibras, gomas, resinas); indústria de alimentos, fibras, cosméticos, óleos e essências, têxteis, gomas, borracha e biotecnologia; piscicultura; produtos florestais madeireiros e não madeireiros; ecoturismo; serviços e tecnologias ambientais; reciclagem e tratamento de resíduos; energia renovável; e infraestrutura logística.

CRIAÇÃO

O FIP Amazônia foi criado por iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), seu maior investidor. Outros cotistas são o Banco do Estado do Pará (Banpará), a Agência de Desenvolvimento do Acre, o Grupo Jari e a Kaeté Investimentos. A gestora do FIP Amazônia, selecionada pelo próprio BNDES, é a Kaeté Investimentos, e a administradora de recursos o BTG Pactual DTVM.

COMO FUNCIONA

Como empresas de todos os Estados da Amazônia Legal estão aptas a receberem investimentos do Fundo, a competição se dará por meio dos projetos que oferecerem maior retorno financeiro ao Fundo, a um grau aceitável de risco. Os R$ 100 milhões iniciais comprometidos serão investidos em cinco a dez empresas. O foco do fundo é adquirir participação acionária entre 20% e 50% em empresas com faturamento anual entre R$ 10 milhões e R$ 100 milhões.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O Governo do Pará, via Programa Municípios Verdes e Banpará, conseguiu junto ao FIP Amazônia a garantia de investimentos mínimos de R$ 20 milhões para empresas no Pará, além de um assento permanente no Comitê de Investimentos e a abertura de um escritório da Kaeté em Belém para a captação, desenvolvimento e operação dos projetos de investimentos.

A iniciativa de criação do FIP Amazônia tem relação direta com o ambiente de investimentos verdes de alto valor agregado que o governo paraense tem incentivado. O Fundo de Investimentos em Participações Amazônia proporcionará o início de um ambiente de negócios no qual os empreendedores não mais terão como principais opções de alavancagem financeira apenas os instrumentos de contração de dívidas e/ou financiamentos, mas também os de venda de participação societária a investidores, os quais partilharão dos riscos e lucros do empreendimento com o objetivo de organizar e acelerar o crescimento dos projetos de forma sustentável.

Serviço: O lançamento do FIP Amazônia, em Belém, acontece no dia 8 de abril, às 19h, na Federação das Industrias do Pará, Bloco A, 7º andar, auditório 01 – Travessa Quintino Bocaiuva, 1588. O evento será reservado a convidados e imprensa. Mais informações pelo fone: (91) 3222-9529.

Sugestão de entrevistado: Secretário Extraordinário, Justiniano Netto, coordenador do Programa Municípios Verdes

Texto: Diego Andrade – Municípios Verdes

Fone: (91 )3201 3604 / (91) 9964-1279