Reunião discute cronograma da Conferência Estadual de Meio Ambiente

Belém – (02/04/2013) – Técnicos da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniram para discutir o cronograma da Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema).

Durante a reunião, os técnicos discutiram sobre resíduos sólidos, foco da Conferência Nacional do Meio Ambiente, que terá o tema “Vamos cuidar do Brasil! – Brasil sem lixão”. A Conferência Nacional irá discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e terá início com as etapas locais. A etapa nacional será o resultado de todos os dados colhidos nas conferências estaduais, livres e virtuais.

Segundo a socióloga da Sema, Doraci Lopes, os municípios paraenses que não possuem aterro sanitário terão que se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei determina o fechamento dos lixões e a elaboração de planos municipais de resíduos até 2014.

O Marajó foi citado como exemplo de realidade abundante em água, mas com a qualidade comprometida, pois os aterros sanitários são a céu aberto. "Os impactos que virão desses aterros afetarão a qualidade da água", comentou Doraci.

Os municípios participantes, o número de delegados e de pessoas esperadas para a etapa estadual, assim como os componentes da Comissão Organizadora Estadual, (COE) ainda estão em definição.

A próxima reunião para afinar os debates e  critérios de participação foi agendada para a próxima quarta-feira, 10. Uma portaria de convocação para a Conferência Estadual será publicada até o fim de abril e uma proposta de definição dos membros da Comissão Organizadora Estadual também já foi encaminhada.

Os participantes definiram, provisoriamente, os dias 28, 29 e 30 de agosto para o evento. O mês foi escolhido por anteceder a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília