Sema e Seduc preparam 11 municípios para Conferência de Meio Ambiente

Belém (20/03/13) – As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc) estão preparando as escolas públicas do Pará para participação na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), que será realizado de 13 a 18 de novembro de 2013, em Brasília – Distrito Federal. Com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, o evento trabalha com o propósito de debater a criação de espaços educadores sustentáveis entre as ações das escolas públicas.

Neste mês, os dois órgãos fizeram oficinas sobre o tema para representantes das Secretarias Municipais e das Unidades Regionais da Seduc de Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará, Acará, Bujaru e Tailândia, em uma escola municipal de Abaetetuba. O treinamento mostrou aos gestores como implantar a temática ambiental na educação formal e como promover a consciência ambiental nos jovens de 11 a 14 anos.

“A premissa do evento é que os protagonistas são os jovens, daí as proposições pedagógicas do evento ‘Jovem escolhe jovem. Jovem educa jovem. Uma geração aprende com a outra’. Afinal, como podemos pensar em construir a consciência ambiental se não iniciarmos o debate nas escolas? Problemas de cunho ambiental: lixo, água, são boas formas para iniciar um debate no próprio ambiente escolar”, sugeriu Daniela Silva, técnica de Educação Ambiental da Sema.

O esforço da Sema com a Seduc está concentrado em contribuir para que as escolas do Pará se tornem participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para que venham influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Com todas as etapas concluídas do evento, que começa com eliminatórias dos projetos em nível municipal e estadual, a última etapa será nacional. O intuito final da Conferência é elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis.