Projeto de consolidação das Unidades de Conservação chega à Terra do Meio

Belém – (15/03/2013) – Apoio na elaboração dos planos de manejo, criação dos conselhos gestores, sinalização das Unidades de Conservação (UC´s), incentivo nos arranjos produtivos sustentáveis e a gestão integrada das Uc´s são alguns dos objetivos do projeto “Consolidação das Unidades de Conservação da Terra do Meio”, implementado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o Ministério de Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

O projeto irá contemplar duas Unidades de Conservação estaduais, a Área de Preservação Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, a Floresta Estadual do Iriri e nove Unidades federais localizadas na Terra do Meio, sudeste do Pará.

Para divulgar o projeto, a Gerência da APA realizou duas reuniões com os moradores. Uma, na Vila Central e outra na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMMAS) de São Félix do Xingu. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o projeto. Além da participação de moradores da APA, representantes do Conselho Gestor, da Comissão do Pacto para Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu, de organizações da sociedade civil e do Poder Público Municipal também compareceram.

O projeto irá contribuir para a redução do desmatamento e conservação da diversidade biológica na região amazônica, através da consolidação das unidades de conservação. Nos anos de 2011 e 2012, foram realizadas várias oficinas de planejamento com os gestores para composição dos Planos Operativos de cada unidade de conservação.

Fonte: Diretoria de Áreas Protegidas (Diap)