Sema capacita agricultores do projeto Tijolo Verde

Belém – (13/03/2013) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), está promovendo, no período de 12 a 22 de março, cursos de capacitação para agricultores beneficiados pelo projeto Tijolo Verde, nos municípios de São Miguel do Guamá, Irituia, Peixe Boi, Bonito e Bragança, nordeste do Pará.

O projeto é uma iniciativa sustentável que recupera áreas alteradas e degradadas. Promove o reflorestamento, garante a recuperação do passivo ambiental, a segurança alimentar e ainda agrega renda para o agricultor familiar. A participação da Sema viabilizou a organização, legitimação, regularização e restauração das áreas com  passivos ambientais e teve foco na emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o coordenador de Ordenamento Ambiental (Coam), o biólogo Yvens Cordeiro, os municípios da mesoregião do nordeste paraense possuem um passivo ambiental bastante expressivo, chegando a um percentual de aproximadamente 70% de áreas alteradas e degradadas. “Destacam-se por apresentar grande parte de sua população vivendo e produzindo em regime de agricultura familiar, reunidas em associações e representações sindicais devidamente legalizadas.”, explicou.

A região, que se destaca pela produção de mandioca, tem sofrido pela prática indiscriminada de derrubada de espécies nativas e queimadas. A diminuição da fertilidade do solo, que chega a refletir na agricultura familiar, responsável por 80% da produção agrícola, é uma das consequências. Diante dessa realidade, algumas iniciativas governamentais tem-se desenvolvido na região para a regularização ambiental.

Yvens Cordeiro destacou o apoio técnico e financeiro da Sema na realização de 300 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) de agricultores familiares envolvidos no Tijolo Verde e a realização de duas capacitações para técnicos de nível médio e superior.