Técnicos da Sema visitam projetos de adequação ambiental

São Félix do Xingu (13/03/2013) – Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), lotados na Gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu, sudeste paraense, visitaram projetos pilotos de adequação ambiental desenvolvidos em propriedades rurais de agricultura familiar na região.

Uma das experiências bem sucedidas foi encontrada em uma propriedade rural localizada na Vila Xadá, no extremo sul da APA. Lá, foi possível conhecer um Sistema Agroflorestal (SAF) que adotou a consorciação entre o cacau (Theobroma cacao) e uma espécie florestal nativa, o mogno (Swietenia macrophylla). Uma combinação lucrativa, já que o cacaueiro produz matéria orgânica que é rapidamente aproveitada pelo solo, por isso, as plantas cultivadas ao lado do cacau tendem a ser mais férteis. Em contrapartida, o mogno produz sombra para o cacau.

Além desse consórcio, a propriedade possui ampla diversificação da produção, incluindo o cultivo de hortaliças, mandioca e de outras espécies frutíferas. Todas com a utilização de adubos e fungicidas orgânicos.

SAFs- Os Sistemas Agroflorestais podem combinar espécies frutíferas, florestais, leguminosas e até plantas medicinais. Outra vantagem do consórcio de espécies é a diversificação das atividades de renda. As safras ocorrem em épocas distintas, o que possibilita um bom ganho econômico.

A integração da APA com as culturas agrícolas é uma forma de evitar a degradação ambiental e reduzir a perda de produção. Outros pontos são a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas por métodos não agressivos.

De acordo com a Gerência da APA, os resultados dos diversos projetos pilotos de adequação ambiental em propriedades rurais subsidiarão as propostas de recuperação de áreas degradadas das propriedades rurais. Também servirão de base na elaboração do Plano de Manejo e do Zoneamento da APA Triunfo do Xingu.

Fonte: Diretoria de Áreas Protegidas (Diap)